- Área: 450 m²
-
Fotografias:Javier Callejas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pelo motivo do Dia Internacional da Reciclagem, o Departamento de Meio ambiente do Governo de Granada e a empresa de recolhimento de resíduos (RESUR) uniram-se para a difusão e a conscientização da reciclagem de uma particular embalagem, a caixa de leite comum, o Tetrabrik. Assim, investigou-se as possibilidades construtiva deste elemento tão singular. O resultado foi um pavilhão construído com mais de 45.000 peças recicladas de mais de 100 colégios da província de Granada, que bateria o Recorde Mundial na Categoria de Maior Construção com Material Reciclado do Mundo.
Projetou-se um novo sistema construtivo a partir da montagem dos bricks com materiais simples e resistentes: clipes e grampos permitiriam fixar as abas de uma peça com a outra formando ângulos de 135º. Estes elementos poderiam ser facilmente separados das embalagens através de processos simples na fábrica de reciclagem.
O sistema buscaria minimizar o tipo de elementos necessários gerando a maior versatilidade possível. Criaram-se 2 tipos de módulos autoportantes: a parede, como peça base maciça (com sua variante treliçada para dar transparência e deixar passar a luz) e a rótula, como peça núcleo que une duas peças base perpendiculares ou em distintos ângulos. Em definitivo, trata-se de um kit de caixas de leite que, como peças de um LEGO, permitem a maior facilidade de montagem no tempo recorde fornecido de 2 semanas.
O lugar selecionado para a montagem da estrutura foi o pátio de acesso à Torre de Observação do Parque das Ciências de Granada. Assim, como antessala ao acesso inferior da torre, o pavilhão se desenvolveria de forma labiríntica, criando uma variedade de espaços internos: pátios de diferentes dimensões contidas dentro das árvores existentes, diferentes espaços com alturas variadas, às vezes cobertos com vigas em forma de ramificações de caixas, além de uma torre que, como espaço expositor, filtra a luz e a sombra através de suas paredes treliçadas.
O resultado é uma estrutura de 30 metros de largura por 15 metros de comprimento e 7 metros de altura, construída inteiramente por caixas de leite.
O pavilhão mudaria para uma usina de reciclagem passadas duas semanas, como a parte final do processo do Recorde Mundial Guinness reciclável.